Protocolo DNS

event 13 de abril de 2018 às 7:39 am

Introdução

Olá, nesse post apreenderemos, um pouco, sobre o protocolo DNS (Domain Name System). O que é ? para que server? como funciona? e como configurar os endereços DNS para que apontem para o seu serviço de hospedagem.

O que é?

O DNS é um protocolo da internet, responsável pela associação de domínios com endereços IP’s. Como assim ?
Ao se digitar o endereço ‘www.rodrigoalvesguerra.com.br’ em seu navegador, antes que o conteúdo da página seja apresentado a você. O navegador faz uma requisição a um servidor DNS, para que ele retorne o endereço IP referente ao domínio ‘rodrigoalvesguerra.com.br’. Então, mesmo sem perceber você utiliza esse protocolo.

Para que server?

Bem este protocolo, serve para que seja possível a conversão de URL’s em endereços IP’s. Então uma pessoa não precisa decorar uma sequência de números, para simplesmente acessar uma página na web. Ela só precisa lembrar da URL de uma página, o procolo se responsabiliza de descobrir qual é o endereço IP dessa página.

Como Funciona ?

Ao se fazer uma requisição HTTP ou HTTPS, pelo seu navegador digitando uma URL nele. O navegador faz uma requisição ao servidor DNS mais próximo. Caso esse servidor não tenha a resposta para a requisição ele mandará a requisição para o próximo servidor de sua hierarquia, e assim por diante, até que algum servidor responda a requisição então ele retorna servidor por servidor a resposta até chegar na sua origem.

Como configurar os endereços DNS ?

Em breve…

Deixe uma resposta

Formulário Respondeu!