Hospedagem de site é um serviço online que permite a publicação de um site ou uma aplicação na internet. Quando você adquire um serviço de hospedagem, na verdade você está alugando um espaço dentro de algum servidor conectado a internet. Nesse local ficam armazenados seus arquivos e dados para que possam ser acessados pelos seu site ou aplicação.
Existem vários tipos de serviços de hospedagem :
Esse tipo de hospedagem funciona da seguinte forma. O contratante tem acesso a um servidor já configurado pela empresa contrata, e ela libera um usuário para que você tenha acesso certas configurações básicas dele, como por exemplo, criar uma nova base de dados ou um novo usuário FTP. Esse tipo de servidor não é escalável. Sendo assim, se você necessita de algo que vá além de configuração padrão do servidor, você precisa requerer uma mudança de plano para um nível superior. O usuário não consegue manipular as configurações do servidor como, por exemplo, aumentar a memória RAM ou o espaço de disco.
Nesse tipo de hospedagem o contratante tem total acesso as configurações da máquina (‘servidor’). Sendo assim, o administrador desse serviço pode escolher qual o sistema operacional a máquina deve executar. Qual servidor web ela vai utilizar, por exemplo: ‘Apache” ou ‘Nginx”. Esse serviço permite escalabilidade, vamos supor que você tem uma aplicação que necessita de mais uso de memória RAM para isso basta você mudar a configuração da máquina sem precisar requerer uma troca de plano.
VPS é uma Abreviação de Virtual Private Server (‘Servidor Virtual Privado’), um servidor robusto é utilizando para criar varios servidores virtuais isolandos. No ponto de vista fisico é semelhante a hospedagem compartilhada, porém com a virtualização do servidor o administrador podem configurar a máquina conforme a demanda necessária para o seu site ou aplicativo.
O administrador da hospedagem aluga um servidor (máquina física) dedicado, tendo assim um acesso exclusivo a máquina. Diferente do VPS, esse tipo funciona de forma física o responsável pela arquitetura do servidor é o administrador. Que também é responsável por toda a infraestrutura dos softwares do servidor.